BOAVENTURA, Cristina de MatosFERREIRA , Juliana AntunesFERNANDES, Thales Henrique SimiãoRODRIGUES, Thalita de Jesus2024-07-012024-07-012024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/44007A doença arterial coronariana (DAC) é descrita como uma doença inflamatória de caráter crônico, desencadeada a partir de uma agressão multifatorial ao endotélio das artérias, acometendo principalmente sua túnica íntima. Os fatores de risco ao desenvolvimento de DAC podem ser classificados como modificáveis (dislipidemia, Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus (DM), sedentarismo, estresse, tabagismo, etilismo, obesidade, dentre outros) e não modificáveis (sexo, idade e antecedente patológico familiar direto e indireto). A presente pesquisa teve como objetivo classificar o risco coronariano de acadêmicos do curso de Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior Privada do município de Uberlândia– MG. Tratou-se de uma pesquisa empírica aplicada em campo, de objetivo descritivo e abordagem quantitativa e delineamento transversal. Foi utilizado o teste Michigan Heart Association para a coleta de dados sendo esse um instrumento prático de prevenção que estabelece valores que possibilitam direcionar planos de cuidados aos portadores de doenças cardiovasculares. Foi identificado um maior número de mulheres na pesquisa, porém quando avaliado o risco coronariano entre os sexos, o sexo masculino apresentou um maior risco em comparação ao sexo feminino. Além disso, foi identificado que os acadêmicos que cursam o 4° período possuem um maior risco em comparação aos demais períodos. Conclui-se que os acadêmicos avaliados foram categorizados com "risco abaixo da média" para o desenvolvimento de doença coronariana, de acordo com o questionário RISKO da Michigan Heart Association.30ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilDoenças coronarianas acadêmicosdoenças cardiovascularesfatores de riscoAvaliação risco coronariano em acadêmicos do curso de psicologia de uma Instituição de Ensino Superior PrivadaCoronary risk assessment in academic people on the Psuchology course at a Private Higher Education InstitutionArtigo Científico