Oliveira, André Luiz deBastos, Jorge William LinoGarcia, João Vitor RamosLuizão, Michel Aires2023-01-122023-01-122022-12-16https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31231O presente estudo analisa a viabilidade de implementação de um sistema fotovoltaico on-grid em uma unidade escolar da rede estadual, objetivando o aproveitamento da irradiação solar existente em sua área de cobertura para geração de energia elétrica renovável, bem como integração no sistema de compensação de energia elétrica, conforme regulamentação estabelecida em Resolução Normativa Nº 482/2012 da ANEEL. Desta forma, promove-se o aproveitamento de uma fonte energética renovável não explorada no local, contribuindo com a diversificação da matriz energética nacional e reduzindo custos provenientes do consumo de energia no prédio escolar. Fazendo uso dos dados de histórico de consumo, documentação arquitetônica e localização geográfica do prédio em referência, realizou-se o dimensionamento do sistema fotovoltaico para compensação do consumo de energia elétrica médio da unidade escolar. Desenvolveu-se o quantitativo de módulos fotovoltaicos, indicação de inversor compatível e proteção elétrica em corrente contínua.30 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilFotovoltaicoPhotovoltaicEscolaSchoolSolarRenovávelRenewableConsumoConsumptionEstudo de viabilidade técnica e dimensionamento de sistema fotovoltaico On-grid para unidade escolar da rede estadualTechnical feasibility study and design of an On-grid photovoltaic system for a public-school buildingArtigo Científico