Couto, HenriquetaAraujo, J.PaolaSilva, Fernanda RochaAscencio, Thatiany2021-12-212021-12-212021-12-07https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20563Um desastre modifica profundamente o ambiente e a vida das pessoas, seja nos aspectos sociais, emocionais e psicológicos. Neste sentido, este artigo buscou compreender o processo do adoecimento mental das vítimas, a atuação do profissional de psicologia no trabalho de gestão de riscos, emergência e desastres, bem como, no auxílio às vítimas no desenvolvimento da resiliência com um olhar da fenomenologia. Para isso, utilizou-se de revisão de literatura sobre o tema, e para uma maior aproximação do fenômeno, realizou-se análise de vídeos documentais sobre os desastres ocorridos no Estado de Minas Gerais causados pelos rompimentos das barragens de rejeito de minério de ferro de propriedade das mineradoras Vale e Samarco. A análise nos mostrou que uma ocorrência de grandes proporções, como um desastre, afeta a saúde mental e vivência das pessoas e comunidade, principalmente as que estão em situação de vulnerabilidade social, impossibilitando está de se reerguer com seus próprios recursos, tornando necessário o desenvolvimento de estratégias para prevenção, mitigação e recuperação. Com isso, a psicologia fenomenológica ao auxiliar o sujeito na aproximação e compreensão da sua experiência, por meio do retorno às coisas mesmas e à sua tomada de consciência, pode proporcionar a construção da resiliência como uma forma de enfrentamento. Conclui-se que, a participação da psicologia é de extrema importância em todas as fases de uma ação que visa a elaboração de projetos e o cuidado com as pessoas em uma situação de risco de emergência e desastre.23ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilResiliênciaEnfrentamentoTragédiaPsicologia dos desastresDesastreFenomenologiaAdoecimento Mental após Desastres e o desenvolvimento da Resiliência em uma perspectiva FenomenológicaArtigo Científico