Marcomim, IvanaTurnes, Ivonete Maria Miranda2016-11-302020-11-292016-11-302020-11-292009https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11378O presente trabalho decorre da análise da experiência de estágio curricular em Serviço Social realizado junto à APAE do município de Santo Amaro da Imperatriz, no período compreendido entre abril de 2008 e maio de 2009. Reflete a trajetória histórica da deficiência, considerando seus avanços e desafios até a consolidação do conjunto de direitos que devem ser assegurados a esse segmento e suas famílias. Contextualiza a institucionalização das APAES como espaço de atenção e formação especializada aos deficientes, refletindo a importância e as demandas familiares para consolidar uma educação inclusiva e potencializadora dos filhos deficientes. Analisa tais aspectos a partir da descrição do Grupo de Mães "Amor Perfeito", da referida APAE, considerando, neste contexto, o potencial investigativo, reflexivo e propositivo do Serviço Social para desvendar e subsidiar serviços e ações que considerem as demandas desse grupo. Nesse sentido buscou-se conhecer os limites enfrentados pelas mães dos deficientes na convivência familiar, nas atividades de lazer e interação sociocomunitária, bem como no acesso à saúde, refletindo sobre as possibilidades de interação dessas mães com seus filhos deficientes nos mesmos espaços familiares e sociais. Tais aspectos correspondem ao interesse acadêmico em responder ao problema central desta obra, que se volta a compreender: Quais os limites e as possibilidades no cotidiano das mães com filhos deficientes na APAE de Santo Amaro da Imperatriz? Assim, seu objetivo geral é apresentar os procedimentos teóricos, metodológicos, éticos, políticos e técnicooperativos, a partir do estudo dos limites e das possibilidades no cotidiano das mães com filhos deficientes da APAE de Santo Amaro da Imperatriz. O processo de atuação desenvolvido pela acadêmica junto ao universo em questão permitiu evidenciar a especificidade da pratica profissional, em especial no tocante à dimensão socioeducativa a qual caracterizou a intervenção junto ao grupo familiar por meio do desenvolvimento de oficinas temáticas que se voltaram a atender às demandas identificadas. Conclui-se evidenciando que ação do Serviço Social amplia o processo de atenção familiar desenvolvido junto à APAE, na medida em que estabelece processos interventivos que subsidiam a elevação do nível de informação e conhecimento necessários para que os pais/mães possam melhor sustentar a educação de seus filhos deficientes.pt-BRAcesso AbertoServiço socialServiço social com deficientesMãesUm estudo com as mães da APAE de Santo Amaro da Imperatriz, a partir dos limites e das possibilidades com seus filhos deficientesMonografia