NOGUEIRA,, Sandro HenriqueAndreza Soares, Soares,AndrezaGabriela Ferreira, Ferreira,GabrielaArthur Moreira, Moreira,ArthurBruna Luiza, Luiza,BrunaHellen Laiza, Laiza,HellenSandro Henrique, Henrique,Sandro2024-03-252024-03-252023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41920O Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é um atraso nas habilidades motoras grossas e finas, afetando atividades diárias. A realidade virtual (RV), especialmente através de jogos, é uma ferramenta promissora na avaliação e reabilitação do TDC, principalmente em crianças. O uso da RV na reabilitação contribui para a redução da ansiedade e depressão associada ao TDC, proporcionando distração e diversão durante a intervenção, tendo em vista a preferência por atividades individuais por parte dessas crianças. O objetivo desta revisão é apresentar possibilidades e estratégias quanto ao uso da realidade virtual para a reabilitação de crianças com TDC. Métodos: Foram considerados estudos que analisam os efeitos do uso da RV no tratamento de reabilitação motora e cognitiva em crianças com TDC nos últimos 5 anos, em três bases de dados: PubMed, Lilacs e Medline, utilizando os seguintes descritores “Motor Skills Disorders AND Physical Therapy AND Child”, “Motor Skills Disorders AND Child”, “Virtual Reality AND Physical Therapy”, “Motor Skills Disorders AND Virtual Reality”, “Virtual Reality21ptdistúrbios de habilidades motoras e fisioterapia e criançadistúrbios de habilidades motoras e criançarealidade virtual e fisioterapiadistúrbios de habilidades motoras e realidade virtualrealidade virtual e desempenho psicomotorEficácia da realidade virtual no desempenho motor para reabilitação de crianças com transtorno de desenvolvimento da coordenaçãoArtigo Científico