Romanha, RosaneFaveri, Geovana Vieira de2021-07-092021-07-092021-06-24https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14201O estudo da psicopatologia se ocupa das possíveis variações do comportamento humano ao longo da sua trajetória de desenvolvimento. O presente estudo está focado em investigar na bibliografia disponível em língua portuguesa, uma possível relação existente entre o Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS) na Infância e o Transtorno da Personalidade Dependente (TPD) na vida adulta considerando a importância dos resultados tanto no aspecto acadêmico quanto na adoção de práticas clínicas que conduzam a uma intervenção tempestiva e eficaz, desde a infância. O indivíduo com TAS é apreensivo ou ansioso quanto à separação das figuras de apego até um ponto em que é impróprio para o nível de desenvolvimento enquanto o TPD pode ser caracterizado por uma sensibilidade à perda externa de amor e segurança e uma necessidade excessiva e global de cuidados, o que desencadeia um comportamento submisso e aderente ao medo de separação. Apesar de frustrada a correlação na bibliografia pesquisada, foram encontrados estudos que apontam nas experiências infantis a presença de fatores de risco elevado para o desenvolvimento de quadros psicopatológicos, apresentando raciocínios que corroboram com a dúvida que fez despertar o interesse nesse estudo.18 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilTranstorno de ansiedade de separaçãoInfânciaTranstorno de personalidade dependenteRevisão de literatura acerca das relações entre o Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS) na infância e o Transtorno de Personalidade Dependente (TPD) na vida adultaLiterature review on the relationships between Separation Anxiety Disorder (SAD) in childhood and Dependent Personality Disorder (DPD) in adult lifeArtigo Científico