SANTOS, Gabriela KoroviskKLEY, Laura Hinterholz2024-01-102024-01-102023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/40178Introdução: A paralisia cerebral (PC) caracteriza-se por um distúrbio no desenvolvimento neurológico que promove anomalias de tônus muscular, alterações na mobilidade, motricidade e estão diretamente ligadas a danos ocorridos no cérebro em desenvolvimento. A hidroterapia é um dos tratamentos complementares mais populares para crianças com PC, pois o ambiente aquático promove um posicionamento contra a gravidade, diminuindo o esforço do paciente, fazendo com que seu corpo flutue, tornando movimentos ativos, possíveis para estas crianças. Objetivos: Este estudo teve por objetivo avaliar os efeitos da hidroterapia no tratamento de crianças com paralisia cerebral. Método: Para a elaboração deste trabalho, utilizou-se pesquisa bibliográfica integrativa, com estudo descritivo, através da análise de artigos científicos sobre o tema, em línguas inglesa e portuguesa, durante o período de 2018 a 2023. Resultados: Com base nos indicadores encontrados nos estudos a intervenção aquática se fez eficaz para a grande maioria dos pacientes, tendo acréscimos significativos das porcentagens relacionadas à força, equilíbrio e controle de tronco. Conclusão: Foram encontrados resultados positivos para aqueles que foram submetidos à intervenção aquática, tendo então a hidroterapia como uma técnica de tratamento complementar, podendo ser considerada uma importante estratégia para aumento de força muscular, equilíbrio e controle de tronco.17ptAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilHidroterapiaParalisia cerebralTerapia aquáticaCriançaFisioterapiaA eficácia da hidroterapia na paralisia cerebral: um estudo de revisãoHidrotherapy efficacy on cerebral palsy: integrative reviewArtigo Científico