Rosa, Rodrigo daFarias, Adriana2023-06-202023-06-202023-06-14https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/33202O objetivo desta pesquisa foi verificar os efeitos das intervenções terapêuticas no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com plagiocefalia. Para isso foi utilizado como método uma revisão integrativa sobre plagiocefalia e desenvolvimento neuropsicomotor. Um total de 4.587 artigos foram identificados na busca, com 11 estudos que atenderam aos critérios de inclusão para a revisão. A metodologia dos estudos incluiu abordagens experimentais, descritivas e quantitativas, com evidências variando de razoáveis a fortes. Como resultado foi observado que a plagiocefalia pode afetar o desenvolvimento motor, cognitivo e social de crianças e está associada a atrasos no desenvolvimento. O diagnóstico é feito por avaliação clínica e o tratamento pode incluir o uso de capacetes, fisioterapia e osteopatia. O estudo apontou a relação entre a plagiocefalia e atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor das crianças. O tratamento deve ser individualizado e multidisciplinar, com a participação do fisioterapeuta para corrigir a assimetria craniana e orientar os pais sobre a prevenção.21 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilPlagiocefaliaCriançaTerapêuticaAnormalidades craniofaciaisPlagiocefalia e desenvolvimento neuropsicomotor: uma revisão integrativaPlagiocephaly and neuropsychomotor development: an integrative reviewPlagiocefalia y desarrollo neuropsicomotor: una revisión integrativaArtigo Científico