Silva, Rosana Camilo daGurka, Márcio José2020-07-292020-11-292020-07-292020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11271RESUMO O presente trabalho tem como objetivo contextualizar a Educação à Distância (EAD) e sua relação de interferência nas relações interpessoais entre o aluno que opta por esta modalidade e o seu professor. A expansão da EAD acontece de forma cada vez mais acelerada, acompanhando o processo da globalização, e, por consequência, da evolução tecnológica, fator primordial para o desenvolvimento dessa modalidade educacional. As relações interpessoais são fatores indispensáveis para o aperfeiçoamento do processo de aprendizagem e da formação do aluno como profissional e ser humano, contribuindo para a construção da sociedade como um todo. A fim de confirmar tais assertivas, por meio da metodologia qualitativa e bibliográfica, utilizou-se das ferramentas disponíveis no Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA), ambiente virtual, utilizado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Foi possível observar a evolução histórica e conceitual da EAD, e a partir disso interpretar a importância da relação interpessoal no desenvolvimento das atividades. Isso tornou-se ainda mais claro, quando observadas as ferramentas do EVA-UNISUL, a necessidade das relações interpessoais, desde a simples disponibilização de informação por meio do “Mural” ou na demonstração da necessidade da interpessoalidade como requisito indispensável para o acompanhamento do processo de aprendizado na “Avaliação”. Ainda, destacou-se a relação interpessoal com as ferramentas disponíveis, por meio da construção de uma relação e confiança entre professor e aluno.  67 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEducação a DistânciaRelação interpessoalEspaço Virtual de AprendizagemA influência causada pelas relações interpessoais no processo ensino e aprendizagem do acadêmico da modalidade de Ensino a Distância (EAD) a partir das ferramentas disponíveis no Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA) da UnisulMonografia