Correggio, Elisete Gesser Della Giustina daMachado, Roberta2019-11-022020-11-262019-11-022020-11-262019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3652Este trabalho teve como objetivo principal o estudo para implantação de um plano de marketing na cooperativa de crédito Cresol no PA de Treviso, para gerar melhorias em seus negócios e ampliar seu quadro social. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a quantitativa, com entrevistas individuais, em forma de questionário, e através das respostas, foi possível perceber que o marketing repassado de pessoa para pessoa, é a forma mais forte de divulgação que a cooperativa possui. O referencial teórico abordou literatura de marketing e estratégias. Foram verificados também os pontos fortes e fracos, bem como as ameaças e oportunidades da cooperativa pela visão dos funcionários. Conclui-se com o estudo, que a cooperativa deve estabelecer métodos mais claros e eficazes para a comunicação com seus associa-dos. Foi sugerido a cooperativa um planejamento de marketing, de acordo com suas necessidades, como forma envolver mais os cooperados atuais e incentivar a entrada de novos asso-ciados.18 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilPlanejamento de marketingAssociadosCooperativaPlanejamento de marketing em uma cooperativa de créditoArtigo Científico