Goulart, Mariléia MendesAguiar, Juliana Vieira de2020-08-052020-11-292020-08-052020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10011Esta pesquisa tem como tema a afetividade entre professores e crianças no âmbito escolar. Traçamos como objetivo geral: compreender a importância da relação afetiva professor-criança para o desenvolvimento das crianças matriculadas nos quartos e quintos anos do ensino fundamental. Especificamente elencamos como objetivos: identificar os conceitos de afetividade dos professores; relacionar ações que a escola efetiva em relação à afetividade; identificar o que as crianças consideram importante na relação com o professor; analisar situações do cotidiano escolar que permitam estabelecer relação entre afetividade e aprendizagem. Para alcançar as respostas, utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário, que foi aplicado via Google Forms. O método de abordagem caracterizou-se como dialético e a coleta de dados definiu-se como estudo de caso, com análise qualitativa na medida em que coletamos opiniões e percepções das experiências das crianças e dos professores. Como amostra, tivemos a participação de sessenta e sete (67) crianças e doze (12) professores do quarto e quinto ano do ensino fundamental de cinco (5) escolas da rede estadual de ensino, pertencentes a Coordenadoria Regional de Tubarão. Os resultados nos mostraram que tanto para os professores como para as crianças, a afetividade é muito importante para o desenvolvimento cognitivo, social e psíquico.21 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilAfetividadeProfessor-criançaEscolaRelação afetiva professor-criança no ensino fundamental I em escolas estaduais do município de Tubarão/SCArtigo Científico