VASCONCELOS, João Lucas Bispo LinoBOAS, Magdiel Filipe Mota VilasALMEIDA, Raiane Rocha de2024-02-152024-02-152023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41458A partir do estudo do presente trabalho que teve como objetivo analisar e evidenciar as dificuldades e desafios de crianças inseridas no Transtorno do Espectro Autista (TEA) na inserção em escolas regulares no Território Norte Itapicuru. É notório que a educação inclusiva é um grande desafio na contemporaneidade para instituições publicas de ensino, pois necessita de profissionais capacitados, e dispostos para recebê-las. Fato esse, que não acontece na maioria das vezes. Em sala de aula o aluno necessita de um acompanhamento individualizado especializado, pois cada estudante tem a sua particularidade. Nesse diapasão, é necessário que as escolas se adequem as necessidades de cada individuo, capacitando os profissionais, dialogando com os pais e fazendo assim uma ponte Escola - Família, pois a duas instituições tem o mesmo objetivo que é o desenvolvimento completo da criança autista.20ptAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilDireitoAutismoEducação inclusivaCuidado especializadoComunidade escolarDireito dos Autistas: A inserção da criança com (TEA) transtorno do espectro autista em instituições educacionais no território norte do itapicuruAutistic Rights: The inclusion of children with autism spectrum disorder (ASD) in educational institutions in the northern territory of ItapicuruArtigo Científico