Brandão, Igor MacedoSantana, Eugênio Jesus2021-12-162021-12-162021-12-16https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19541A pesquisa configurada nesta monografia procurou analisar a dinâmica do currículo escolar no ensino de Ciências na cidade de Tucano-BA e relacionar teoria e prática para a construção curricular de Ciências. Nessa perspectiva, a questão-problema que serve como fio condutor para a pesquisa aqui pretendida envolve “Como relacionar teoria e prática durante as aulas de ciências visando o desenvolvimento da proposta curricular para a construção do conhecimento e da aprendizagem do estudante”?. A pesquisa ora realizada tem cunho qualitativo e de orientação bibliográfica, visto que descreve de forma refinada os aspectos relevantes sobre o contéudo em estudo. As compreensões que emergem nota-se a preocupção em evidenciar os entrelaçamentos entre currículo e teoria-prática nos princípios educativos das aulas de ciências, tendo em vista compreensões de que ambas apresentam especificidades e podem inferir na formação crítica do sujeito. No entanto, entende-se que relacionar currículo e teoria-prática ainda é um desafio, e vai exigir um espaço/tempo para poder dialogar sobre práticas, concepções, certezas e incertezas para atingir tal relação.50 p.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilCurrículo – Tucano-BAEnsino de CiênciasA DINÂMICA DO CURRÍCULO ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TUCANO-BA: revisão integrativaMonografia