Gambin, AlineRodrigues, Gabriela Trindade2021-12-212021-12-212021-12-20https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20516O presente artigo faz uma análise das campanhas “Meus selinhos de descontos” do Hipermercado Extra, e “Share a Coke”da Coca-Cola. A análise visa questionar a inclusão na publicidade, averiguando se as propagandas estão aptas a chegarem a pessoas com audição e visão limitadas, fazendo uso das ferramentas adequadas de comunicação para cada grupo de pessoas. Analisamos o impacto das campanhas na representatividade dos grupos minoritários, e a sua acessibilidade nas mensagens comunicacionais. Para tal, usamos os conceitos de publicidade e propaganda, com o aporte teórico de Sant’anna (1999) e Sampaio (1999), inclusão social (WERNECK, 2000) e em conjunto de leis que garantem direito às pessoas com deficiência. Por fim, concluímos que a publicidade inclusiva é uma necessidade da sociedade atual, e mais do que nunca, algo imposto e cobrado pelas pessoas. A inclusão é pauta de muitos debates, seja social, racial ou física e é cobrada diariamente na internet e fora dela, seja pela representatividade na mídia, ou pela utilização de recursos acessíveis que visam garantir o entendimento dos conteúdos comunicacionais.34ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilPublicidade inclusivaInclusão SocialDeficiência AuditivaDeficiência VisualPublicidade inclusiva: uma análise das campanhas do Hipermercado Extra e da Coca-ColaArtigo Científico