SANTOS, Juliana MenezesCOSTA, Anna Elisa KoenigSILVA, Hebert Valterlan CantorSOUZA, Ellen Daiana Barbosa2024-07-102024-07-102024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/44618Introdução: Autismo é uma síndrome que caracteriza-se por diversos desafios, incluindo as dificuldades verbais e não verbais, interação social e comportamentos repetitivos. O autismo, é também caracterizado como um Espectro, ou seja, ele é subdefinido, o que significa que os sintomas, habilidades e a gravidade variam de pessoa para pessoa. A Equoterapia é um método terapêutico realizado com cavalos, cujo seu objetivo é utilizá-lo por ter o andar mais semelhante possível ao ser humano. Desta forma, há vários efeitos visivelmente benéficos ao praticante. Objetivo: Com base nos estudos realizados, tivemos como objetivo destacar os benefícios da equoterapia como terapia complementar no TEA. O presente trabalho apresenta os benefícios da Equoterapia como Terapia Complementar em Crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Métodos: Como estratégia para um bom resultado das pesquisas, realizou-se uma revisão bibliográfica com busca de artigos e revistas em sites confiáveis para estudo acadêmico. Para seleção dos artigos, foi utilizado a metodologia de selecionar apenas aqueles publicados entre os anos de 2014 a 2023 dentro das fontes renomadas, como: (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) LILACS, (Biblioteca Virtual em Saúde) BVS, e PubMed; Incluindo idiomas de língua portuguesa e língua inglesa. Resultados: Com os resultados obtidos diante dos critérios adotados, foram escolhidos 5 artigos que destacam o dia a dia da prática equina, e dos benefícios que a mesma proporciona. Os praticantes tinham idades entre 2 a 16 anos, e foram submetidos a testes, e entrevistas de avaliação, com tempo médio de 16 semanas de pesquisa. Conclusão: Entre os resultados encontrados, estão a melhora do equilíbrio, a postura, a melhora da motricidade fina e o ganho de interação social durante um período da prática da Equoterapia. Nesse estudo, o foco principal foi em crianças com TEA, e como os familiares enfrentam a situação. Palavras-chave: Terapia Assistida por Cavalos, Síndrome de Kanner, Equitação Terapêutica, Equoterapia no TEA, e Riding Therapy.26ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilTerapia assistida por cavalosSíndrome de KannerEquitação terapêuticaEquoterapia no TEARiding therapyEquoterapia como terapia complementar no tratamento de crianças de autismoHippotherapy as a complementary therapy in the treatment of children with autismArtigo Científico