Goulart, Mariléia MendesPassos, Gabriely Duarte Pereira dos2022-12-072022-12-072022-07-02https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27510A prática pedagógica na Educação Infantil, tem como premissa a indissociabilidade entre educar e cuidar a partir de experiências significativas. Com base no exposto, a questão que mobilizou a pesquisa foi: como são estruturadas as práticas pedagógicas para os bebês para que se articulem o educar e o cuidar na Educação Infantil? Para responder às questões, traçamos como objetivo geral: compreender como são estruturadas as práticas pedagógicas para os bebês para que se articulem o educar e o cuidar na Educação Infantil. Especificamente os objetivos propostos foram identificar como ocorrem as interações dos bebês entre eles e adultos, listar práticas pedagógicas que potencializam o desenvolvimento dos bebês, averiguar como se organizam os espaços de convivência dos bebês e outras crianças ou grupos e identificar a disponibilização de materialidades durante as rotinas dos bebês. A pesquisa foi um estudo de caso. A coleta de dados se deu pela observação e registro de um grupo de bebês de 4 meses a 1 ano e 6 meses, da rede privada do Município de Jaguaruna. Utilizou-se também, registro fotográfico e escrito, além de um questionário para a professora. A investigação permitiu perceber que para os bebês, é necessário um planejamento com foco na potencialidade e desenvolvimento dos pequenos, articulando sempre o cuidar e o educar. Também é necessário formação continuada aos professores para continuarem a pensar sobre os conceitos e necessidades dos bebês e para que esses estudos possibilitem o desenvolvimento de novas ações que promovam experiências significativas e bem-estar para as crianças.21 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilPrática pedagógicaEducação InfantilBebêsPráticas pedagógicas para os bebês de 0 a 3 anos na educação infantil.Artigo Científico