QUINTANILHA, , Natalia de LimaAMARAL,, Rodrigo Marques doSANTOS,, Bruno Hori dos2024-03-262024-03-262023-11https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41954INTRODUÇÃO: O transtorno do espectro autista (TEA) é classificado como um transtorno global do neuro desenvolvimento é um distúrbio complexo e geneticamente heterogêneo, sua etiologia ainda é desconhecida, apresenta como características principais deficits persistente na comunicação e interação social, bem como padrões restritos e repetitivos no comportamento. OBJETIVO: Este estudo tem como objetivo mostrar a importância e os benefícios da Fisioterapia no cuidado e tratamento da criança com transtorno do espectro autista. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão de literatura narrativa, onde foram incluídos artigos científicos disponíveis nas seguintes bases de dados: Pubmed, Scielo e Google Acadêmico e publicados no período de 2011 a 2023, nos idiomas português e inglês, usando os seguintes descritores: "autismo", "fisioterapia" e "intervenção". Após o levantamento dos dados, os artigos foram lidos e enquadrados ou não conforme os critérios de inclusão. RESULTADOS: A fisioterapia promove diversos benefícios no tratamento de crianças com diagnóstico de TEA, visto que melhora de formal geral o desenvolvimento e potencializa suas habilidades sociais, cognitivas, motoras e coordenação, minimizando os prejuízos gerados pelo transtorno. CONCLUSÃO: A fisioterapia é de suma importância no tratamento do autismo, independentemente do nível de gravidade e da idade do paciente contribui para maior autonomia e independência promovendo uma melhora significativa na qualidade de vida.13ptAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilautismofisioterapiaintervençãoA contribuição da fisioterapia na intervenção de crianças com transtorno do espectro autistaArtigo Científico