Monteleone, Thiago ViniciusMoura, Caroline Gadelha de Moraes Moura deRamos, Lucas FélixMonteleone, Thiago Vinicius2021-12-222021-12-222021-11-09https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20681O presente trabalho buscou compreender e contextualizar, através da ótica da análise do comportamento, a dinâmica entre a Síndrome de Burnout e a prática de trabalho remoto durante a pandemia de Covid-19. Entende-se Síndrome de Burnout como uma condição de esgotamento desenvolvida em contexto laboral por indivíduos expostos a situações de estresse e exaustão em uma jornada de trabalho que se torna aversiva. Em função da tentativa de contenção da pandemia de Covid-19, iniciada no ano de 2020, o contexto laboral sofreu uma grande mudança adaptativa ao popularizar-se a prática do trabalho remoto, também conhecido como Home Office. Diversos profissionais migraram de uma jornada de trabalho presencial para uma jornada remota. Através de uma pesquisa qualitativa de campo, foi analisada a percepção de trabalhadores que vivenciaram essas mudanças das condições de trabalho e que passaram por esgotamento laboral crônico. Para esta análise, foram selecionados cinco voluntários que se encontravam em regime de trabalho remoto para participarem de uma entrevista semiestruturada. As entrevistas foram analisadas pelo viés da metodologia de análise de conteúdo de Bardin. Observou-se que os comportamentos individuais dos trabalhadores e os fatores característicos do contexto nos quais estão inseridos contribuem de forma semelhante para a cronificação de um quadro de esgotamento. Percebeu-se a necessidade de maior adaptação a esse modelo de trabalho, tanto por parte das empresas quanto por parte dos trabalhadores, assim como a necessidade de revisitar processos que se instalaram de forma abrupta.45 fptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEsgotamentoTrabalho RemotoPandemiaAnálise comportamental de trabalhadores em regime de trabalho remoto acometidos por Síndrome de BurnoutArtigo Científico