Koch de Carvalho, DaniellaDe Bona, ÉricaBez Fontana, Lara2021-12-092021-12-092021-11-29https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18405Resumo: Introdução: O bem-estar feminino é constantemente subestimado pela sociedade, as mulheres se dedicam não apenas a trabalhos remunerados, mas também com o trabalho doméstico, o que sobrecarrega sua rotina e faz com que seu autocuidado seja ignorado, resultando em baixa autoestima e menos desempenho para realizar suas atividades diárias. Objetivo: Analisar a influência da automaquiagem na autoconfiança de mulheres trabalhadoras de uma empresa do ramo da estética do sul de Santa Catarina. Metodologia: Pesquisa epidemiológica descritiva transversal quantitativa. Participaram do estudo onze (11) mulheres trabalhadoras. Os dados foram coletados na primeira semana de novembro de 2021. Foi enviado um questionário on-line, encaminhado via link por e-mail institucional individual para as trabalhadoras que atenderam aos critérios de inclusão do estudo. Foram utilizados os seguintes instrumentos: termo de consentimento livre e esclarecido, e, questionário com perguntas estruturadas via formulário do Google. Os dados obtidos foram analisados e descritos através dos diagramas e tabelas via Google Documentos. Resultados: Observou-se o autoconhecimento e reflexão sobre como o uso da maquiagem pode proporcionar mais autoconfiança às mulheres, assim como auxiliar na melhoria do desempenho em suas atividades diárias. Conclusão: Conclui -se que a automaquiagem auxilia na autoconfiança e desempenho no trabalho.21ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilMulheresMulheres TrabalhadorasConfiançaA influência da automaquiagem na autoconfiança da mulher trabalhadoraThe influence of makeup on the self-confidence of working womanArtigo Científico