MARTINS, Luis PompeoOLIVEIRA, Fabiana Fernandes2024-06-252024-06-252023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/43175Esta monografia apresenta em seu decorrer as técnicas da educação Montessoriana e sua origem, destacando a importância da arquitetura no processo educacional, e apresentando por fim um programa preliminar de projeto para uma Oficina Pedagógica Montessori como contraturno escolar no município de São Bernardo do Campo. O Método Montessoriano surgiu no início do século XX com o princípio fundamental da autoeducação da criança, incentivando-a a explorar, pesquisar, interagir e respeitar seu ritmo próprio de desenvolvimento.Para proporcionar esse ambiente de aprendizagem um dos aspectos mais importantes apoia-se no conceito do ambiente preparado, que é cuidadosamente projetado para as crianças, com materiais e atividades organizados e acessíveis que permitem que elas escolham o que desejam aprender de maneira intuitiva e confortável.94ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMontessoriAuto-educaçãoAmbiente preparadoContraturnoOficina Montessori: Habilidades além de um currículoMonografia