Brandão, Igor MacedoSantos, Lucas Micael de Jesus Santos2022-03-042022-03-042021-12-14https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21292Este estudo tem como objetivo discutir a respeito da importância da educação sexual no contexto escolar a partir de uma revisão de literatura, apoiada em pesquisa sistemática. A sexualidade é um assunto que provoca grandes reflexões e já possui diversas pesquisas nas mais diferentes áreas do conhecimento, como: a psicologia, a medicina, a antropologia, a sociologia, a educação, entre outras. A sexualidade e a educação é um tema que engloba muitos projetos e iniciativas de educação sexual, visto que a perspectiva de gênero sempre foi uma grande problemática. Com o surgimento dos PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais, tanto a sexualidade quanto o gênero passaram a fazer parte de discursos e práticas educacionais dentro das escolas brasileiras, porém ainda causando bastantes conflitos. A escola é um dos espaços em que se há maior dificuldade para abordar temas tão complexos quanto o gênero e a sexualidade, e o despreparo dos professores contribui para a realidade de tantos tabus. Desse modo, torna-se importante o estabelecimento de estratégias que promovam discussões, mostrando para os discentes a importância dos valores de cada um e da igualdade. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo: trazer uma reflexão sobre a abordagem da sexualidade dentro das escolas, mostrando a importância de se abordar tais questões em sala de aula, principalmente, para a construção de uma sociedade igualitária, respeitosa e menos desigual, buscando alcançar os objetivos elencados, propôs-se a realização de uma revisão integrativa da literatura, visando reunir e sintetizar os resultados de pesquisas, contribuindo, assim, para o aprofundamento do conhecimento do pesquisador em relação ao tema.58ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilEducação sexualsexualidadeEducação Sexual: Entre os paradigmas escolares.Monografia