MARQUES, Roseane BarcellosOLIVEIRA, Marcela Ferreira de2024-06-062024-06-062024-03https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/42610Os agentes de viagens efetuam um trabalho de intermediação entre clientes e fornecedores de serviços turísticos, possibilitando uma interação mais direta e personalizada entre o cliente e a viagem, assim como os produtos que irão fazer parte do roteiro escolhido. Desta forma, o estudo em questão tem como objetivo geral analisar as características de hospitalidade presentes na interação social entre agentes de viagens e clientes. Os agentes de viagens que atuam no segmento estão registrados no Cadastro Nacional de Turismo (Cadastur) e em associações brasileiras de agências de viagens, como a Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV) - associação representativa deste segmento de agenciamento. O estudo buscará, igualmente, atingir os três objetivos específicos estabelecidos: a) verificar se a hospitalidade dos agentes de viagens impacta positivamente na satisfação dos clientes; b) identificar a percepção de “hospitableness” dos agentes de viagens; c) verificar a hospitalidade como vantagem competitiva para agentes de viagens. A hospitalidade, estabelece padrões e normas na relação entre hóspedes e anfitriões, valorizando os sentidos humanos e atuando como fator diferencial nas agências de viagens, buscando satisfazer as necessidades dos clientes e superando expectativas. A interação social e o ambiente desempenham um papel importante na experiência de hospitalidade e a vantagem competitiva é alcançada por meio da excelência em serviços. O papel dos agentes de viagens como anfitriões é crucial, fornecendo assistência e orientação durante a busca por serviços turísticos que atendam as necessidades de lazer e entretenimento do cliente. A abordagem metodológica será quantitativa, utilizando técnicas de modelagem de equações estruturais para analisar as interações entre os constructos, utilizando a técnica de survey com um questionário desenvolvido no Google Forms para coleta de dados. A amostra será por conveniência, composta por agentes de viagens. O questionário foi desenvolvido com base em escalas já existentes de hospitalidade, “hospitableness” e vantagem competitiva adaptadas para o contexto da pesquisa. Os resultados obtidos através deste estudo irão contribuir para uma melhor compreensão da visão do agente de viagens sobre a hospitalidade e como a “hospitableness” pode promover uma experiência de viagem mais satisfatória para os clientes.158ptAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilHospitalidadeAgente de ViagensHospitablenessVantagem CompetitivaA Hospitalidade como vantagem competitiva para agentes de viagensA Hospitalidade como vantagem competitiva para agentes de viagensDissertação