Kuse, Elisandra AlvesCardoso, Geovana PerisGallego, Noelia Soledad2022-10-252022-10-252022https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25984Resumo: A pele é o maior órgão do corpo humano e é responsável por várias funções, cuja principal função é atuar como barreira, evitando a desidratação, a absorção de substâncias nocivas e a invasão de microrganismos. A pele do recém-nascido é caracterizada como delicada, fina, frágil e sensível a agentes mecânicos e químicos. Objetivo geral: Descrever os cuidados de enfermagem na prevenção das lesões de pele no recém-nascido prematuro em unidade de terapia intensiva neonatal. Metodologia: Revisão bibliográfica, de caráter qualitativo e de natureza básica. A pesquisa foi efetuada nos bancos de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Business Source Complete ( Ebsco). Foram selecionados 138 artigos inicialmente, e incluídos após a análise 10 artigos para a discussão. Resultados e Discussão: Na análise dos artigos a semelhança entre eles foi a falta de conhecimento e especialização voltados aos cuidados com os recém-nascidos. O enfermeiro exerce função fundamental na análise dos riscos e na preservação de futuras complicações e infecções relacionadas a lesões. Os cuidados com a pele estão relacionados a um olhar mais delicado, ao uso de loções que preservam a hidratação da pele e mantêm a integridade cutânea, e também o manuseio adequado com dispositivos. Conclusão: A maioria dos artigos aponta que há uma falha no conhecimento e especialização voltados aos cuidados com os recém-nascidos, e ainda devem ser aprimorados os conhecimentos dos profissionais já atuantes e os que futuramente irão atuar nessa área. Palavras chaves: Cuidados, pele, lesões, recém-nascido, prematuro.18 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilCuidadospelelesõesrecém-nascidoprematuroPrevenção e cuidados com a pele do recém-nascido prematuro: uma revisão de literaturaPrevention and care of newborn skin premature: a literature reviewArtigo Científico