Luna, Iúri NovaesStahelin, Filipe2016-11-302020-11-292016-11-302020-11-292008https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10368Diante da competitividade do mundo globalizado e da transformação no universo das profissões, escolher uma profissão para muitos jovens se torna um processo complexo. O futebol como o esporte mais praticado no mundo é uma possibilidade de escolha profissional, sendo que muitos utilizam esse esporte como principal fonte de renda familiar. Neste sentido, esta pesquisa refere-se a um estudo para identificar os fatores que influenciam atletas, com faixa etária de 15 a 17 anos, de um clube desportivo da cidade de Florianópolis, em seguir o futebol de campo como profissão. A revisão da literatura indicou que há poucas pesquisas científicas nesta área, tampouco conteúdos literários que se referem ao tema acerca da escolha profissional e o futebol de campo como uma possibilidade de atuação no mercado de trabalho. Sabendo que muitos jovens escolhem uma profissão influenciados por diferentes fatores e que o futebol é um esporte mobilizador de diferentes opiniões e emoções, observamos a relevância do estudo da escolha profissional de jovens atletas de futebol de campo. Quanto ao método, trata-se de um estudo de campo realizado em duas etapas. Em um primeiro momento foi aplicado um questionário que continha perguntas abertas e fechadas com 26 atletas do clube esportivo selecionado. Os dados dos questionários foram tabulados, analisados por categorias e distribuídos em quadros e gráficos. No segundo momento foram realizadas três entrevistas semi-estruturadas com atletas que já haviam respondido os questionários anteriormente e que atuavam pelo clube como atletas de futebol. As entrevistas foram categorizadas, analisadas e, posteriormente, os resultados foram discutidos. Por meio dos questionários, percebemos que grande parte dos atletas é de diferentes regiões do país, sendo uma profissão que exige mudanças e convivência com diferentes meios sociais, e que muitos destes atletas possuem como ídolos profissionais deste esporte. Ademais, grande parte dos familiares destes jovens incentiva o esporte como profissão, sendo que a mídia é uma das grandes responsáveis pela formação da imagem do jogador de futebol na sociedade. Em relação às entrevistas, uma delas apontou que um atleta entrevistado já é ídolo dentro do seu núcleo familiar por ser jogador de futebol. Quanto as suas características profissionais, há uma identificação com outros atletas já profissionais e famosos deste esporte. Observamos através da percepção dos entrevistados, a mídia é uma grande responsável pelo sucesso e pela divulgação da imagem deste esporte em todo o mundo. Com isto, no que se refere à escolha profissional dos atletas estudados, percebemos que estes se identificam com outros profissionais deste esporte, que seus familiares influenciam de forma significativa na prática 6 deste esporte, além da mídia que aparece como responsável pela divulgação e pela formação da imagem do jogador de futebol.pt-BRAcesso AbertoOrientação profissionalJogadores de futebolEsportes - Aspectos psicológicosIdentidade profissional de atletas jovens de futebolMonografia