LIMA, Carlos José deSANTOS, Gabriel BorgesCARVALHO, Henrique Leonardo dos SantosALVES, Jhonatas Augusto dos PassosSÃO JOSÉ, João Victor Coelho NogueiraTEIXEIRA, José Alan da Silva2024-06-282024-06-282024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/43708O futebol, de forma profissional, teve sua origem no final do século 19 e se tornou popular a ponto de ser considerado o esporte mais conhecido e praticado no mundo. De forma similar, nos últimos anos o acesso às plataformas mobile e a difusão das redes sociais tiveram um crescimento exponencial, atingindo cerca de 78% da população mundial. Tendo como base este cenário, foi desenvolvida uma aplicação móvel para a plataforma Android implementada com a linguagem de programação Java, a qual busca interligar esse público e construir uma comunidade inovadora através da aproximação dessas pessoas, com compartilhamento de eventos, momentos e opiniões. Neste estudo, objetivou-se desenvolver uma nova abordagem para a utilização das mídias sociais, visando aprimorar a experiência de acompanhamento do futebol. Para tal, foi desenvolvido todo o processo de Engenharia de Software incluindo diagramas e modelagens, baseadas no modelo UML (Linguagem de Modelagem Unificada), além de protótipos, designs, pesquisas, testes, entre outras formas de tornar o software viável. Sendo assim o software foi implementado, buscando atender os requisitos funcionais e não funcionais pré-definidos, usando a ferramenta Android Studio, com base em uma programação orientada a objetos e seguindo sempre boas práticas de codificação. Este presente trabalho traz o desenvolvimento e a modelagem da aplicação de forma detalhada, além de demonstrar os resultados obtidos por intermédio das telas da aplicação.21ptFutebol; Redes Sociais; Aplicação móvel; Esporte; Android.Arena social - aplicativo mobile de comunidade virtual voltado ao público do futebol.Artigo Científico