SILVA,, Graciely Lima Ferraz daMACEDO , Julya BarbosaBORGES , Nayhany DuarteSANTOS , Vitória Marques Dos2024-07-012024-07-012024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/43876EstágioIntrodução:.O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta as interações sociais e é marcado por comportamentos repetitivos e períodos de desconexão com a realidade. Objetivo: Este estudo busca identificar os tratamentos fisioterapêuticos utilizados em crianças com TEA. Metodologia: O estudo foi conduzido através de uma revisão da literatura, centrada na questão: "Quais são os tratamentos fisioterapêuticos utilizados no Transtorno do Espectro Autista (TEA)?" A busca de publicações foi realizada em bases de dados como Scielo, Google Acadêmico, PubMed e Lilacs. Resultados: Foram encontrados artigos de diferentes recursos fisioterapêuticos para tratamento do TEA, sendo eles: equoterapia, estimulação psicomotora e programas aquáticos.Discussão: Todos os recursos avaliados nos estudos selecionados demonstraram melhorias.Considerações finais: O estudo conclui que intervenções fisioterapêuticas, como equoterapia, estimulação psicomotora e programas aquáticos, são eficazes na melhoria das habilidades motoras, coordenação, equilíbrio e interação social de crianças com TEA.9ptAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilTEA;fisioterapia;tratamentoAtuação do fisioterapeuta no desenvolvimento de crianças portadoras do transtorno do espectro autista (TEA).Papel del fisioterapeuta en el desarrollo de niños con trastorno del espectro autista (TEA).Artigo Científico