BARCELLOS, ANA PAULARACTZ LIMA, LEONARDO2021-08-062021-08-062021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17196O presente trabalho é elaboração de um de planejamento estratégico para empresa Gelato Di Panna, localizada na Rua Manoel Severino de Oliveira, no Bairro Lagoa da Conceição, em Florianópolis/SC. A gelateria encontra no setor de alimentos, que é um dos quais apresenta maior competitividade neste mercado. Esta pesquisa conta com a busca de um referencial teórico, com escritores da área no que se refere a análise de variáveis ambientais, administração, gestão estratégica e planejamento estratégico. Feita uma investigação de forma de estudo de caso, com orientação qualitativa, destacando sobre o setor de gelatos e sorvetes para entender o mercado no Brasil. Para análise da concorrência foi aplicada a técnica do cliente oculto com objetivo de formular estratégias e elaborar itens do planejamento estratégico, como pontos fortes e fracos. A elaboração deste planejamento foi dada pela metodologia proposta por Andrade e Amboni (2009). Com a Base Estratégica Corporativa, foram definidos o Negócio, Missão, Visão e Valores. Negócio: Fabricação e comercialização do verdadeiro gelato; Missão: Oferecer ao cliente a melhor experiência com melhor gelato em um ambiente agradável, com custo benefício justo, com um excelente atendimento. Visão: Ser reconhecida como a melhor gelateria do Estado de Santa Catarina que oferta seus produtos com máximo de qualidade prezando pela satisfação do cliente e com um atendimento único. Valores: Qualidade, ética, responsabilidade ambiental. Por fim, o P.E apresenta todo estudo de mercado direto, análise da concorrência, pontos fortes e fracos, descrição dos produtos e serviços, sua implementação e segue com as considerações finais. O resultado da pesquisa foi alcançado com a formulação do P.E e consequentemente seu Balanced Scoredcard que está em execução desde janeiro e pretende finalizar em dezembro de 2021. A empresa formulou planos de ação nas quatro perspectivas do BSC, onde é fixado tarefas como plena organização econômico-financeira, busca de novos clientes e um investimento para criação de um sistema de fidelização, ampliação de novas unidades e a criação de um setor específico para marketing, aprimoramento na capacitação e treinamento dos funcionários. É notável que existe um mar de oportunidades para os gestores da alta administração, porém devem estar atentos com as ameaças e a melhoria dos seus pontos fracos e assim adquirir um desenvolvimento sustentável ao longo dos anos. Palavras-chave: Planejamento Estratégico. Gelateria. Soverteria. Alimentação91 FptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilGelateriaPlanejamento EstratégicoPlanejamento estratégico: uma proposta para empresa Gelato Di PannaMonografia