Souza, Priscilla Vogt Fernandes deDrumond, Débora de SiqueiraErmiro, Evelyn da CunhaCorrêa, Lidia Maria de AssisSilva, Paloma Mendes da2023-07-042023-07-042023-06-23https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/34944Com o passar do tempo, a modernização, mudanças de hábitos e um maior acesso a meios eletrônicos, é possível observar que as propagandas estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Há um investimento significativo na divulgação de produtos alimentícios, principalmente direcionados ao público infantil. As crianças fazem parte de um grupo muito vulnerável e influenciável frente à publicidade, devido ao seu desenvolvimento intelectual, motivo pelo qual são um público-alvo que desperta muito interesse na indústria. Para alcançar o público e o objetivo principal, que é estimular o desejo de compra, são utilizadas muitas estratégias como o uso de brindes, personagens de desenhos animados, celebridades ligadas ao mundo infantil, crianças ou personagens se divertindo ao consumir determinado alimento, dando a entender que eles irão ter esse mesmo sentimento na adesão desse produto. A maioria das propagandas de alimentos direcionadas ao público infantil, possuem um baixo valor nutricional e alto teor de açúcar, gordura trans, gordura saturada e sódio. Quando é associado a um alto consumo, pode acarretar a um aumento no índice de obesidade infantil e como consequência, um aumento nas taxas de doenças crônicas não transmissíveis. Neste artigo de revisão, foi utilizado pesquisas e dados de fontes como Scielo, Pubmed, Google Acadêmico e livros, permitindo uma análise da influência da publicidade na alimentação infantil, o tempo em que crianças passam em frente a televisão e smartphones e como esse tempo de tela e as estratégias utilizadas nos anúncios podem gerar o desejo de compra de um produto específico e a conexão do alto consumo desses alimentos com o aumento das taxas de obesidade infantil. Com a exposição excessiva as propagandas de alimentos, muitas delas enganosas e apelativas, existem regulamentações voltadas a proteger e cuidar do bem-estar das crianças, buscando regular a publicidade direcionada a elas, como o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), sendo considerado o pioneiro da autorregulamentação da publicidade.16 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilPublicidade InfantilAlimentação InfantilPropagandasObesidade InfantilA influência da publicidade na alimentação infantil: uma revisão integrativaThe advertising influence on child feeding: an integrative reviewArtigo Científico