Piovezan, Anna PaulaAmorim, Fernanda Helena Martinelli2022-02-032022-02-032021-08-31https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21145Resumo: a experiência dos pacientes se mostra importante na busca da qualidade nos serviços em saúde. O questionário HCAHPS® vem como forma de estimular pesquisas sobre qualidade de serviços hospitalares, bem como de dotar o paciente de capacidade de decisão dentro da cadeia de serviços de saúde. Objetivo: realizar a etapa inicial de adaptação transcultural do HCAHPS, por meio de sua tradução pra o português do Brasil, visando a sua utilização na população brasileira de pacientes internados em serviços hospitalares. Metodologia: o presente estudo tem caráter metodológico com abordagem quantitativa. Resultados: na versão traduzida para o português, tanto as perguntas quanto as alternativas de resposta foram compreendidas pelos indivíduos que participaram do estudo piloto; além disso, foi possível oferecer um roteiro para a aplicação da entrevista no modo “somente telefone”. Conclusão: o instrumento traduzido parece ser adequado à utilização para avaliar a experiência dos pacientes internados em hospitais na população brasileira; sugerindo-se a importância da continuidade do estudo quanto à validação do instrumento, por meio da análise de suas propriedades psicométricas. Descritores: adaptação transcultural, paciente, experiência, cuidados à saúde.96f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAdaptação transculturalExperiência do pacientePacienteCuidados à SaúdeAdaptação transcultural do questionário consumer assessment of healthcare providers and systems (HCAHPS) para utilização no BrasilCross cultural adaptation of the questionnaire Hospital Consumer Assessment of Healthcare Providers and Systems (HCAHPS) for use in BrazilDissertação