Schmidt, Leonete LuziaVieira, Fabiana2020-08-052020-11-292020-08-052020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10052Neste artigo, interpelam-se a alfabetização e letramento no ciclo alfabetizador, por meio do Plano Nacional de Educação, em específico, da implementação da meta 5 que diz que todas as crianças devem estar alfabetizadas ao final do 3º ano do Ensino fundamental. O objetivo da pesquisa é conhecer as ações pensadas pelo município de Tubarão para o alcance dessa meta 5. Para isso, quanto à metodologia, foi utilizada uma abordagem dialética, e para a coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com o Secretário de Educação desse município e com a Diretora de Educação. Como resultado, foi possível conhecer as 10 estratégias elaboradas pelo município para o alcance da meta 5. Pôde-se perceber que algumas das metas já foram postas em prática. Outras, estavam muito perto de serem atingidas, em virtude da pandemia, não se obteve êxito. E, por este motivo, segundo os entrevistados, o município não conseguiu cumprir a estratégia que previa uma avaliação, em razão disso, não foi possível se ter resultados mais específicos sobre a avaliação da alfabetização das crianças do referido município.22 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilPolíticas educacionaisMeta 5 do PNE 2014-2024Alfabetização e letramentoPlano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024: o alcance da meta 5 pelo município de TubarãoArtigo Científico