Franco, Fabiana SantosAssis, Michele Alves deGuimarães, Eduardo Pereira2022-07-072022-07-072022https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24401O transtorno do espectro autista (TEA) tem uma causa indefinida que pode ser diagnosticanda ainda na infância, que afeta a parte sensório-motores, cognitiva e a interação social. Estudos de viabilidade mostraram que o Realidade virtual (RV) pode ser usado para treinar habilidades em diversas áreas, bem como a capacidade de aprender em um ambiente seguro e controlado, melhorando o interesse e o prazer, permitindo a possibilidade de transferência das crianças para comportamentos da vida real. OBJETIVO: Demonstrar que o uso da realidade virtual no desenvolvimento motor da criança com transtorno do espectro autista. MÉTODOS: Este estudo refere-se a uma revisão da literatura, sendo inclusos na pesquisa artigos de estudos observacionais, experimentais descritivos indexados até o ano de 2022. Em relação ao tema, foi realizada uma busca nas seguintes bases de dados eletrônicas: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e States National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed). RESULTADOS: RV está evoluindo constantemente e demonstra a capacidade de mudar a percepção e comportamento social TEA. Também pode ser usado para investigar o processamento sensório-motor em termos de entradas unissensoriais e multissensoriais. CONCLUSÃO: Conclui-se que o uso da realidade virtual (RV), traz muitos benefícios para o desenvolvimento motor da criança com TEA se for associada com outras terapias convencionais, tendo uma melhora significativa na coordenação motora fina, equilíbrio, contribuindo para que as crianças um melhor convívio social e familiar.15ptAtribuição 3.0 BrasilRealidade virtualVideogameTranstorno do espectro autistaSistema motorUso da realidade virtual no desenvolvimento motor da criança com transtorno do espectro autistaArtigo Científico