Dutra, Ana Regina de AguiarMazon, Simone2019-07-172020-11-232019-07-172020-11-232019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/2493A sustentabilidade é um termo comumente associado à questões relacionadas ao meio ambiente, no entanto, o conceito é mais amplo e diz respeito à ações que promovam o crescimento econômico e social, sem comprometer o bem estar das próximas gerações. A literatura relata inúmeras iniciativas das universidades ao redor do mundo no sentido de tornar a sustentabilidade o foco crítico no ensino, pesquisa, extensão e operações buscando maneiras inovadoras de avaliar e relatar este movimento. No Brasil, as universidades comunitárias ocupam um importante papel de descentralizar o ensino superior e tem relevância em termos de número de estudantes e de impacto econômico sobre os municípios. Neste sentido, esta dissertação teve o objetivo de apresentar a modelagem de um framework capaz de auxiliar as universidades comunitárias de Santa Catarina, sul do Brasil, na autoavaliação de sua maturidade em termos de sustentabilidade. A pesquisa iniciou com a análise dos Planos de Desenvolvimento Institucionais buscando entender como a sustentabilidade está presente nos objetivos e metas deste documento. Partindo disto, foi proposto um instrumento que pudesse auxiliar na autoavaliação de diversos aspectos relacionados às dimensões do conceito de sustentabilidade: social, econômica e ambiental. A base teórica para o desenvolvimento do instrumento foi a descrição das metodologias de ferramentas de avaliação de sustentabilidade consagradas e utilizadas por universidades internacionais, juntamente com a percepção e interpretação de gestores das universidades comunitárias catarinenses. O resultado desta construção foi um framework de autoavaliação progressiva que poderá capacitar as universidades comunitárias a coletar, registrar e relatar suas ações, tornando o processo de avaliação externo mais simplificado. Espera-se com esta pesquisa que as universidades comunitárias de Santa Catarina possam iniciar um caminho que as leve a estar entre as instituições de nível superior integralmente comprometidas com a sustentabilidade.80 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilSustentabilidadeUniversidades comunitáriasAvaliação de sustentabilidadeSustentabilidade nas instituições de ensino superior: um framework de autoavaliação progressiva para universidades comunitáriasDissertação