SOARES, Thiago CoelhoSILVA, Alexsandro da2024-05-152024-05-152024-03https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/42408A administração pública brasileira tem demonstrado crescente interesse pela gestão da integridade nos últimos anos. No entanto, faz-se necessário ponderar, que apenas as medidas punitivas tradicionais por si só não são eficazes, e que estas devem ser combinadas com mecanismos preventivos de fortalecimento ao cumprimento de princípios éticos, boas práticas de gestão e normas legais. Na busca desta combinação e mecanismos, surge os programas de integridade, estabelecidos como conjuntos estruturados de ações, realizadas em organizações públicas, sociais ou privadas, direcionadas a prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e corrupção. Percebe-se, a presença da teoria institucional a através do isomorfismo coercitivo na implantação e implementação dos programas ou planos de integridade na administração pública, uma vez que há normas que regulamentam o tema, com capacidade e competência a fim de realizar exigências quanto a sua execução. Construído o plano ou programa de integridade, quando da sua implementação, é possível perceber a existência do isomorfismo mimético e normativo. Neste sentido, a presente tese tem o objetivo geral de desenvolver um modelo para avaliação do nível de maturidade de gestão de risco de integridade na Administração Pública Brasileira, sob a ótica da Teoria Institucional por meio do desenvolvimento de uma proposta de um framework de maturidade. A análise utilizada resultou na avaliação da maturidade de integridade e a gestão de riscos de integridade, na integração de componentes a fim de avaliar o nível e grau de maturidade, a descrição dos riscos, dos controles e a definição das respostas aos riscos. Assim, para o desenvolvimento do modelo de maturidade foi estabelecido, descritivo, com foco nos planos de integridade dos órgãos públicos brasileiros, e da avaliação de maturidade de gestão de riscos de integridade. Foi estabelecido o modelo orientado a 5 dimensões (áreas de foco) com base no Decreto 9.203/2017 e a IN MP CGU n° 01/2016, 5 níveis de maturidade e com 50 perguntas. Com isso, o modelo desenvolvido permite avaliar o nível de maturidade da gestão de risco de integridade, a partir de um questionário estabelecido para cada dimensão e das capacidades deste. Para validar o modelo, a ferramenta desenvolvida em Excel, contendo as perguntas e a estruturação da avaliação desenvolvida no modelo, foi encaminhado a especialistas, com o intuito de coletar percepções e sugestões acerca da estrutura dos elementos que o compõem. Após a avaliação deste instrumento, foi realizado a aplicação do modelo de maturidade de gestão de integridade em 4 (quatro) órgãos públicos catarinense, sendo 1 (uma) secretaria executiva, 1 (um) autarquia especial, 1 (uma) empresa pública e um órgão vinculado à uma secretaria executiva, ou seja, órgãos distintos da administração pública direta e indireta. Os responsáveis pela Diretoria, coordenadoria ou gerência, de cada órgão público, objeto da pesquisa puderam apresentar sua avaliação quando a maturidade, a partir de sua visão, possibilitando avaliar o seu nível.379ptTeoria Institucional, Integridade, Gestão de Riscos, MAturidade em Gestão de RiscosAVALIAÇÃO DA MATURIDADE DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS BRASILEIROS EM ADERIR A UM PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE INTEGRIDADE, ALINHADO AS ESTRUTURAS REGULATÓRIASEVALUATION OF THE MATURITY OF BRAZILIAN PUBLIC AGENCIES IN ADHERING TO AN INTEGRITY RISK MANAGEMENT PLAN, IN ALIGNMENT WITH REGULATORY STRUCTURESTese