Vares, João ViníciusGrizza, Rafael Biscaglia2023-07-072023-07-072023-06-16https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/35332Os problemas de qualidade são um dos maiores desafios que se pode enfrentar em um processo produtivo. Com isso em mente, propõe-se analisar uma reclamação de cliente devido a um problema de qualidade, buscando alternativas para sua prevenção. Essa análise foi realizada através de uma das ferramentas da qualidade mais difundidas e utilizadas no setor automotivo, o PFMEA (Process Failure Mode and Effect Analysis), contextualizando o cenário em que se propiciou a ocorrência da falha e identificando suas causas. Através da mesma ferramenta também propõe-se uma revisão de processos similares buscando soluções para falhas semelhantes, encontrando assim na metodologia poka-yoke um bom meio para prevenção desse problema. Implementadas as soluções, através de ações registradas no próprio documento de PFMEA, é possível quantificar, através do RPN (Risk Priority Number), a evolução da robustez do processo produtivo após as melhorias realizadas, observando-se uma redução de aproximadamente 90% no RPN, saindo de 96 para 10 pontos utilizando a metodologia de avaliação de risco do PFMEA. Esses valores indicam uma grande redução do risco de problema de qualidade relacionado ao modo de falha específico após a aplicação das metodologias e ações propostas, o que se observa também pela retirada do fator erro humano para a reprodução da falha específica do trabalho.50 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilFMEAPFMEAPoka-YokeRPNImplementação de um POKA-YOKE em empresa de autopeças com apoio da ferramenta PFMEAMonografia