OLIVEIRA, Solange Alves Costa Andrade deAnhesini, Julio Kleber OliveiraAlmeida, Maicon Willian de2021-11-292021-11-292021-11-25https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17741As empresas estão inseridas em um mercado extremamente competitivo, no qual a qualidade pode ser vista como um fator de sobrevivência para a organização. Nesse contexto, os sistemas de gestão da qualidade têm como finalidade auxiliar a empresa em todas as etapas dos seus processos, desde a aquisição de matéria-prima, processamento, embalagem, relacionamento com clientes, entre outros aspectos. Diante do exposto, o objetivo geral deste artigo é apresentar o processo de implantação de um sistema de Tecnologia da Informação IQL 2.0 para melhoria do lançamento de produtos com defeito. Para atingir o objetivo proposto foi inicialmente realizada uma pesquisa bibliográfica com base em livros e artigos elaborados por estudiosos na área de gestão da qualidade, expondo temas relacionados ao estudo, tais como: conceito de qualidade e sistemas de gestão da qualidade. Como instrumento de análise das informações coletadas, utilizou-se o método quantitativo e qualitativo, pelo qual se constatou que ao utilizar um sistema de Tecnologia da informação para gerenciar os lançamentos de produtos com defeito e monitorar a realização de consertos possibilita benefícios como a melhoria da qualidade, aprimoramento do controle de qualidade, levantamento das necessidades de controle de qualidade, evitando que produtos defeituosos sigam para as próximas etapas do processo, ou mesmo que sejam enviados até o cliente final.37ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilQualidadeProdutosDefeitoLançamento"Implantação do sistema de qualidade com a tecnologia de coleta e análise de dados IQL 2.0 para a geração, visibilidade e gestão dos lançamentos de produtos com defeito"Artigo Científico