MATOS, MonicaCASTRO, MarianaRIBEIRO, RebeccaSILVA, Maria Luisa2023-12-052023-12-052023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37368Este artigo teve como objetivo descrever como se caracterizam as estratégias de internacionalização do café certificado do Cerrado Mineiro, dando destaque a interseção entre a sustentabilidade e certificados de origem como uma das formas mais eficazes deste processo. Utilizando o Modelo de Uppsala e a Teoria da Vantagem Competitiva como estrutura, foi examinado a progressão gradual, comprometimento progressivo de recursos e redução da incerteza na internacionalização. O papel das certificações e órgãos certificadores é discutido, enfatizando sua contribuição para aumentar o valor agregado do produto e atrair investidores externos. Para demostrar a eficácia destas estratégias, a empresa central analisada foi a Illycaffè. A pesquisa tem uma natureza qualitativa e aborda um estudo de caso, que possibilitou a observação do desenvolvimento de uma empresa exportadora de café certificado do Cerrado Mineiro. Além disso, foram obtidos dados secundários de artigos e órgãos governamentais relacionados às exportações do setor cafeeiro no Brasil. A aplicação do modelo ao contexto específico do Cerrado Mineiro revela estágios de produtividade e produção para o exterior, que destacam a importância do aprendizado contínuo para reduzir incertezas e garantir a eficiência da internacionalização.22ptAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilCaféInternacionalizaçãoCerrado MineiroCerificaçõesEstratégiasSustentabilidadeAs estratégias na internacionaalização do café do Cerrado Mineiro e a sua importância para o mercado cafeeiro.Artigo Científico