Brustolin, GeysonBittencourt, Vanessa Carvalho2023-07-132023-07-132023-07-07https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/35863O presente trabalho de conclusão de curso propõe o aprimoramento do conhecimento e aplicação do Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção – BIM) como metodologia de ensino nas instituições de graduação em engenharia civil, tendo como modelo aplicação do BIM, a Arizona State University. O BIM é uma tecnologia diferenciada no ambiente profissional, por isso a importância fundamental desta, na graduação. Conhecer a tecnologia vai além da teoria, pois a prática permite o reconhecimento do que de fato será função do engenheiro civil após finalização do curso. No âmbito de uma pesquisa qualitativa, foi realizado um questionário com os docentes da Universidade do Sul de Santa Catarina, onde foram elaboradas perguntas de conhecimento geral e específico sobre o modelo BIM e também perguntas sobre a área de atuação professores, grau de formação e nível de conhecimento em BIM, inclusive com as opiniões e possíveis sugestões de cada professor. O questionário indicou o grande interesse dos docentes em implementar o BIM ao longo da graduação. Desse modo, a aplicação seria a forma mais viável para a compreensão por parte do corpo estudantil, fortalecendo, assim, a grade curricular do curso, ajudando no perfil profissional dos discentes e engrandecendo o nível técnico da instituição42 f.ptAtribuição-CompartilhaIgual 3.0 BrasilAtribuição 3.0 BrasilModelagem da informação da construçãoGraduaçãoEngenharia CivilImplantação do BIM como metodologia de ensino nas instituições de graduação do curso em engenharia civilImplementation of BIM as a teaching methodology in the undergrading institutions of the course of civil engineeringArtigo Científico