BELLOT, JulianeBOLZONI, Nicole2022-12-082022-12-082022-12-15https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27720Este trabalho propõe uma nova possibilidade de conceito e projeto para equipamentos educacionais e culturais. A área de intervenção está localizada na cidade de São Paulo, mais especificamente no Distrito República, que hoje é visto como uma região de obsolescência e desvalorização. Para a realização do trabalho, é feito a contextualização sobre o esvaziamento do centro e a potencialidade que ele pode proporcionar. Ademais, é realizado a crítica sobre o atual conceito de projeto espacial das salas de aula, além das barreiras arquitetônicas e urbanísticas tão comuns nas universidades brasileiras. Objetiva-se apresentar uma proposta de intervenção de uso misto permeável que possibilite o acesso a cultura e a educação, impactando não apenas os alunos desse centro universitário, mas também a comunidade regional. Destaca-se, ainda, que o projeto está estruturado em quatro grandes etapas, a saber: (i) estudo sobre o local onde o equipamento será inserido, ressaltando-se a potencialidade do uso da região central de São Paulo; (ii) destaque do papel fundamental da arquitetura e do urbanismo em promover uma fluidez urbana entre os espaços públicos e privados; (iii) o desenvolvimento do interior da edificação (sobretudo em relação à influência da pedagogia montessoriana); (iv) leitura e análise de projetos análogos; e (v) estudo preliminar do projeto proposto.121 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilmontessoribauhausequipamento educacionalfluidez urbanaCampus Bauhaus República - um centro universitário aberto para cidade e uma cidade aberta ao centro universitárioMonografia