Wolff, Jorge HoffmannMoraes, Karin Helena Antunes de2016-11-302020-11-292016-11-302020-11-292007https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11390O reality show é um gênero televisivo que vem se expandindo em todo o mundo. No Brasil, um dos programas de maior sucesso de audiência é o Big Brother Brasil produzido na Holanda em 1999 pela Endemol. O programa consiste em confinar em uma casa luxuosa e vigiada por câmeras 24 horas por dia, um determinado número de pessoas (a primeira edição contou com 12 participantes passando para 14 na terceira e 16 na sétima) que não se conhecem e não são conhecidas do grande público. A cada semana dois participantes se enfrentam no "paredão", o mais votado pelo público deixa a disputa pelo prêmio de R$ 1 milhão de reais. O vencedor sai do último "paredão" onde o público vota em quem deve ser o ganhador. O trabalho aborda a apropriação do nome Big Brother (Grande Irmão) criado em 1948 pelo escritor inglês George Orwell em seu clássico 1984 que se constitui em um marco da literatura política mundial.pt-BRAcesso AbertoComunicação de massaTelevisãoProgramasOs caminhos do grande irmãoMonografia