Cruz, Tânia MaraVêdova, Bruna Soethe Dela2020-07-302020-11-292020-07-302020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10018O artigo pretende analisar as discriminações vivenciadas por estudantes do curso de Pedagogia da Unisul-Tubarão, por meio da reflexão acerca dos memoriais escolares. A partir dessas narrativas, buscou-se identificar a relação entre as desigualdades existentes no espaço escolar, no que se refere as relações de gênero, sexualidade, o segmento LGBT e o processo de aprendizagem. Durante a pesquisa, foram analisados os memoriais produzidos pelas acadêmicas, em quatro semestres, que se referem ao período da educação básica de 1980 a 2018, que demonstraram que a escola pode sustentar as desigualdades, subsidiadas em padrões binários e hierárquicos de gênero e sexualidade. Neste trabalho destaca-se a importância da formação de professores para que a educação possa ser emancipatória e transformadora.38 f.pt-BRAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilGênero e sexualidadeMemoriais em educaçãoPedagogiaA escrita de memoriais no curso de Pedagogia/Unisul e a discriminação escolar nos anos de 1980-2018Artigo Científico