COSTA, Luísa DallaCAMACHO, Natália Carvalho2023-12-122023-12-122023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37849O presente trabalho, tem o intuito de demonstrar o enraizamento da cultura violenta no Brasil desde a colonização e como o programa de ensino catolico utilizado através do jesuitas se disseminou como prática coercitiva educacional até os dias atuais. Constata-se uma evolução legislativa no Brasil e como sua aplicabilidade e eficácia ainda não é plena, de modo que incontáveis são os casos de crianças que sofrem violências com método educacional parental. A partir de uma análise sócio-histórica extrai-se que a violência contra a infância é aceita na sociedade em nome da extinção do mau comportamento, sem pesar os danos psíquicos e físicos que pode causar no desenvolvimento infantil diante dos traumas experimentados daqueles que detinham da obrigação legal de garantir um bem-estar social e proteção.32ptAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilEducaçãoCriançasViolênciaSócia-históricaCultura violentaEnraizamentoFamíliaCatolicismoColonizaçãoO enraizamento da cultura violenta parental no contexto da educação infantil: uma perspectiva sócio-histórica.Monografia