Kuse, Elisandra AlvesPalma M, Ana KCordeiro, Josiane2022-12-122022-12-122022-12-09https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28168Introdução: O câncer infantojuvenil já representa a primeira causa de óbitos, dentre as doenças na faixa etária de 1 a 19 anos, por isso se tornou um grande problema de saúde pública. Diante do diagnóstico desafiador e durante o tratamento, aspectos físico e psicológico tornam-se evidentes, então a equipe multidisciplinar assume papel importante para buscar estratégias para minimizar os impactos que a doença causa. Objetivo: Analisar as evidências científicas atuais em relação às estratégias assistenciais utilizadas pela enfermagem e equipe multidisciplinar no atendimento à criança com câncer. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa. O estudo foi realizado uma pesquisa de artigos científicos em bancos de dados eletrônicos: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), BDENF (Base de Dados de Enfermagem Brasileira), SciELO (Scientific Electronic Library Online), US National Library of Medicine National Institutes Database Search of Health (Medline/PubMed®), após a leitura foi selecionado 10 artigos para análise e discussão. Resultados e Discussão: O estudo destacou o empenho da equipe de enfermagem e multidisciplinar em buscar estratégias e engajamento para lidar com o tratamento do câncer infantil. Nesse cenário surge o lúdico terapêutico como aliado durante os procedimentos a qual a criança é submetida, permitindo que essa convivência seja menos traumática possível. Conclusão: Aponta-se ações assertivas utilizando recursos lúdicos, como brinquedos, amarelinha e jogos para promover uma assistência humanizada, afetuosa e segura para a criança no enfrentamento do câncer infantil. Os resultados obtidos através das estratégias lúdicas foram positivos e eficazes.16 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEnfermagem PediátricaSaúde da CriançaEnfermagem OncológicaEquipe de Assistência ao Paciente.Assistência da equipe de enfermagem e multidisciplinar e estratégias lúdicas à criança com câncer: evidências científicas atuaisArtigo Científico