Niehuns, SidenirSilva, Wayna Paiva da2020-10-192020-12-022020-10-192020-12-022020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11887O conhecimento acumulado pelo servidor pode ser considerado um patrimônio público, e como tal merece ser gerido. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar as práticas relativas à gestão do conhecimento, implementadas na Subsecretaria de Estado de Receita da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com abordagem qualitativa. Como resultado do estudo, constatou-se que, apesar do reconhecimento da necessidade da transferência do conhecimento, grande parte das iniciativas existentes sofre de descontinuidade ou de falta de aderência pelos servidores. Por fim, verificou-se a necessidade de apoio da alta administração uma vez que os programas de gestão do conhecimento envolvem gestão de pessoas, de processos facilitadores e de tecnologia.18 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilGestão do conhecimentoConhecimento tácitoConversão do conhecimento tácitoGestão do conhecimento: um estudo na subsecretaria de estado de receita da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de JaneiroEstudo de Caso