Almeida, Maria Paula Pereira Matos deFontana, Christini Lucas Bez2020-12-162021-08-042020-12-162021-08-042020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16717This research was aimed to describe the second teachers understanding of teaching-learning process of social-emotional skills from student who have Autism Spectrum Disorder (ASD). It is an exploratory and a qualitative approach field research being conducted an interview with four professionals who work as second teachers in a public municipal school. The opinions of the interviewees were investigated in the following aspects: educational practices used by the second teachers to develop social-emotional skills in students who have autism, difficulties in applying activities which develop such skills, the benefits for their practice and their relevance to ASD students lives. The answers were categorized as to the work of the second teachers, the implementation of the practice and the difficulties found, educational strategies, benefits for the second teachers, impasses in formation versus training and benefits for ASD students. The analysis of the results indicates that the difficulties permeate the practice of formation process of the second teachers, due to lack of resources and time in the classroom, further education, and students management. In this manner, the social-emotional skills end up in the background, due to the other demands of the school curriculum.Esta pesquisa teve como objetivo descrever a compreensão do segundo professor acerca do processo de ensino e aprendizagem das habilidades socioemocionais de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e de abordagem qualitativa, sendo realizada uma entrevista semiestruturada com quatro profissionais que trabalham como segundo professores de uma escola Municipal da rede pública. Foram investigadas as opiniões das entrevistadas nos seguintes aspectos: práticas educacionais utilizadas pelo segundo professor para desenvolver habilidades socioemocionais nos alunos com autismo, dificuldades na aplicação de atividades que desenvolvam as habilidades socioemocionais, benefícios para a sua prática e a relevância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais para a vida dos alunos com TEA. As respostas foram categorizadas quanto ao papel do segundo professor, a efetivação da prática e as dificuldades encontradas, estratégias educacionais, benefícios para o segundo professor, impasses da formação versus capacitação e os benefícios para os alunos com autismo. A análise dos resultados indica que as dificuldades permeiam o processo da efetivação da prática do segundo professor, devido à falta de recursos e tempo na sala aula, formação contínua e o manejo do aluno. Desse modo, as habilidades socioemocionais acabam ficando em segundo plano, devido às outras demandas do currículo escolar.28 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilAutismoHabilidades socioemocionaisSegundo professorA compreensão do segundo professor da rede pública acerca do desenvolvimento das habilidades socioemocionais como prática educacional de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).The understanding of public schools second teachers about the development of social-emotional skills as an educational practice for students who have Autistic Spectrum Disorder (ASD)Artigo Científico