Ribeiro, LucasBRASIL, Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)CAMARGO, S. P. H. et alCHRISTMANN, M; PAVÃO, S. M.CONSTANTINIDIS, T. C. et al.FERNANDES, AMARATO, C. A. H. F.;GOMES, P. T. M. et alLEÃO, LUSSI, I. A. O. A.;MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS:, DSM -5ORRÚ, S. E.SAMPAIO, MANCINI, M. C. R. F.;SIFUENTES, BOSA, C. A. M.;VOLKMAR, WIESNER, L. F.R.;XAVIER, S. et al.2021-12-162021-12-162021-12-08https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19654O presente artigo tem por finalidade frisar as dificuldades, os desafios e as barreiras diárias enfrentadas por professores de alunos que possuem Transtorno do Espectro Autista e seus respectivos familiares e o quanto que as práticas educacionais e parentais contribuem e impactam no desenvolvimento do autista. Isso será observado por meio da identificação e do manejo das dificuldades de socialização, dos problemas de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e pelos comportamentos repetitivos e restritos comuns ao transtorno (FERNANDES; AMARATO, 2013). A pesquisa tem como foco principal, problematização e hipótese entender se o processo de estigmatização interfere na vida familiar e educacional de uma criança com TEA? Diante dessa pergunta, este estudo procura pensar em manejos viáveis para as particularidades que o transtorno exige, a fim de promover na criança um maior desempenho escolar e familiar, respeitando seu respectivo transtorno. Desse modo, o presente artigo tem os seguintes objetivos: discorrer sobre o quanto a estigmatização está presente no Transtorno do Espectro Autista, desde o diagnóstico dado à criança até as relações familiares e educacionais sobre o transtorno; apresentar as particularidades necessárias ao meio escolar, como formação especializada e manejo adequado aos professores que lidam com crianças autistas e descrever as dificuldades enfrentadas pelos pais no diagnóstico e no desenvolvimento da criança com Transtorno do Espectro Autista. A partir desse viés, concluímos o quanto tal transtorno é estigmatizado pela falta de informações e de preparo de pessoas na condução das particularidades exigida de todos que estão próximos a essas crianças (FERNANDES; AMARATO, 2013).16ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilEstigmaAutismoCriançaEstigmatização do transtorno do espectro autista : revisão sistemática de literaturaSTIGMATIZATION OF AUTISTIC SPECTRUM DISORDER: systematic literature reviewArtigo Científico