Filho, Mauro FaccioniSantos, Danubio Fontoura dos2018-07-202020-11-262018-07-202020-11-262018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3981O varejo utiliza a ambientação dos espaços comerciais para comunicar-se com seus consumidores. O design de lojas e merchandising tem o poder de criar essa “linguagem das lojas”, por meio de elementos perceptíveis e imperceptíveis que compõem o espaço. Tais elementos influenciam o comportamento de compra do consumidor provocando estímulos e sensações baseados na comunicação dos sentidos. A inter-relação do consumidor com o ambiente comercial está diretamente relacionada aos estímulos e sensações perceptíveis no espaço. A aplicabilidade da Internet das Coisas no varejo está promovendo uma revolução nesse segmento, no que diz respeito à forma de abordagem do consumidor e ambientação desses espaços. Através da integração de tecnologias, melhorias significativas estão sendo percebidas tanto na performance das lojas como também nas áreas de logística, manutenção preditiva, gestão de estoque, marketing, entre outros. Ambientes interativos e tecnológicos são resultados da integração de canais online às lojas físicas. Em estudo de caso da Loja OMNIERA, considerada a loja do futuro, observaremos esse espaço de conceitos e tendências tecnológicas direcionadas ao varejo. Analisaremos o impacto que as tecnologias integradas à Iot causarão na ambientação dos espaços comerciais, em termos de abordagem do consumidor e percepção espacial. Perceber essas transformações e adaptar-se a elas tem sido o grande desafio desse segmento, e essa análise é o tema central deste trabalho.24 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilInternet das coisasVarejoDesign de ambientes comerciaisO impacto da internet das coisas no design de ambientes comerciais: estudo de caso da loja OmnieraEstudo de Caso