Guidarini, MarioCardoso, Marleide Coan2024-07-122024-07-122003-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/44764O presente trabalho tem como objetivo verificar as possíveis relações que existem entre os estágios de desenvolvimento mental, as representações semióticas no processo ensino-aprendizagem da matemática atreladas ao estudo das funções. A amostra utilizada foi o estudo de caso, tendo como sujeitos da pesquisa alunos da primeira série A do Ensino Médio do Colégio Dehon – Tubarão-SC. Os instrumentos utilizados para a pesquisa foram uma seqüência de atividades divididas em seis blocos aplicadas em sala de aula no contexto das aulas de matemática durante o ano letivo de 2002. As atividades foram estruturadas respeitando-se a seqüência dos conteúdos estudados pelos sujeitos durante o ano letivo em curso. A revisão da literatura baseia-se principalmente em estudos relacionados com os estágios de desenvolvimento à luz das teorias Piagetiana e Peirciana e suas relações com o processo de ensino-aprendizagem no contexto da matemática. A partir das teorias e da análise das atividades realizadas pelos alunos, procurou-se delimitar algumas conclusões discutidas no contexto das considerações finais e conclusões relacionadas com o objeto de estudo em questão e os sujeitos envolvidos na pesquisa.121ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilSemióticaAprendizagemMatemáticaEstudo e ensinoOs estágios de desenvolvimento e as representações semióticas no contexto do processo ensino-aprendizagem na matemáticaDissertação