LOURENÇO, RobsonPAIVA, Allury Mika Doy de2024-01-162024-01-162023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/40541O artigo a seguir apresenta um processo de ensino-aprendizagem da Dança do Ventre a partir do viés das abordagens somáticas. O projeto foi desenvolvido com base na experiência própria como professora e dançarina de Dança do Ventre e pesquisadora do movimento em formação. Sendo ministrado durante os meses de novembro a dezembro de 2023 no Instituto Educacional Formação Suzano, na cidade de Suzano, SP e direcionado para as alunas do 2° ano do Ensino Fundamental que frequentam as aulas da grade extracurricular da instituição. Discute as possibilidades de um ensino de dança no ambiente escolar que valoriza o indivíduo e estimula sua criatividade e autonomia em uma linguagem artística, baseados no pensamento Klauss Vianna (2005), Jussara Miller (2016) e Isabel Marques (2010).12ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazildançaarteabordagens somáticasdança do ventreeducaçãoEnsino da dança do ventre na infância a partir das abordagens somáticas.The teaching of bellydance on childhood through a somatic approach.Artigo Científico