Martins, Luis PompeoFerreira, Vanessa Lima2022-12-082022-12-082022-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27689Este trabalho trata da relação que São Bernardo do Campo possui com seu patrimônio cultural, uma relação que não difere de outras cidades ou até de outros países, onde vão existir conflitos entre os diferentes agentes e a balança pode tender ao apagamento, técnicos são sobrecarregados. Assim proponho uma Escola Técnica de Restauro em um bem indicado pelo proprietário, que hoje divide espaço com um estacionamento. A intenção é que o equipamento interaja com a população de maneira direta e indireta, oferecendo cursos técnicos e também oficinas abertas à população, propiciando a educação patrimonial, para que ela se aproprie e identifique bens que tenham significado para elas e para a história da cidade.49ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilPatrimônio culturalEducação patrimonialArquitetura escolarO apito da fábrica já não soa mais: A relação de São Bernardo Campo com o patrimônio culturalMonografia