Ricardo Costa de Moraes JuniorLeobino Caetano de Souza Neto, Bruna Carolina Soares de Sá Silva2022-03-132022-03-132021-12-23https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21369Os transtornos de ansiedade influenciam no desenvolvimento emocional da criança e quando entendido como patológico necessita de tratamentos específicos que ajudam a melhorar e controlar os sintomas, quando não tratados causam sérios prejuízos. O objeto desse trabalho é mostrar resultados da associação de terapias farmacológicas e não farmacológicas para o transtono de ansiedade em crianças. Os artigos foram escolhidos nas seguintes bases de dados Google acadêmico, Pubmed, Scielo e Lilacs, com as seguintes palavras-chave: ansiedade infantil, tratamento farmacológico e tratamento não farmacológico, foram selecionados artigos publicados em inglês e português, entre 2000 e 2021. Esses achados podem ajudar o prescritor a escolher e associar a forma de tratar a criança que sofrem com os transtornos ansiosos. O tratamento é empregado de duas formas: o medicamentos e técnicas de psicoterapia. Cada paciente deve ser avaliado de forma individualizada, cabendo ao profissional a escolha da orientação específica. O diagnóstico deve levar em consideração a gravidade dos sintomas e o quanto está sendo atingido o desempenho social. Primeiramente deve ser descoberto o tipo de transtorno de ansiedade para associar o tratamento farmacológico associado ou não as técnicas não farmacológicas de terapia cognitivo-comportamental.20ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilAnsiedade infantilTratamento farmacologicoTerapia cognitivo-comportamentalAvaliação da eficácia de tratamentos farmacológicos e terapia cognitivo-comportamental na ansiedade em crianças: revisão de literaturaEvaluation of the effectiveness of pharmacological treatments and cognitive-behavioral therapy on anxiety in children: literature reviewArtigo Científico